A diversidade biológica
Desde os primeiros seres vivos, surgidos há mais de 3,5 bilhões de anos, a vida manifestou-se de maneira variada.
Você sabe quantas espécies de seres vivos convivem conosco atualmente na Terra? Ninguém sabe exatamente, nem os cientistas e nem os biólogos que se dedicam ao estudo da diversidade biológica do planeta.
Atualmente, são conhecidos mais de 7,5 bilhões de espécies de seres vivos, no entanto, os cientistas estimam que existem entre 30 a 40 milhões ainda desconhecidos.
Toda essa biodiversidade está distribuída de maneira desigual entre os continentes. Enquanto algumas regiões possuem grande variedade de organismos, outras apresentam pequena diversidade. Essas diferenças acontecem em decorrência dos biomas predominantes em cada região.
O Brasil possui uma das maiores biológicas do planeta. Por isso é denominado megadiverso. No total, são 17 países megadiversos no mundo, que reúnem cerca de 70% das espécies de animais e vegetais conhecidas. Calcula-se que o Brasil possua entre 15 e 20% de toda a biodiversidade mundial e o maior número de espécies endêmicas (aquelas que não ocorrem em nenhum lugar).
O Brasil também tem a maioria dos insetos do mundo inteiro
Fonte: Positivo On